Procurar... Menu
Paris Sempre Paris

A história do mais famoso roubo de arte da história: a Mona Lisa

14 de setembro de 2018

Por Rogerio Moreira.

Quem visita o Louvre nos dias atuais e se depara com uma multidão para tentar chegar perto da obra mais famosa do museu, a Mona Lisa, talvez não imagine que o quadro pintado por Leonardo da Vinci entre os anos de 1503 e 1506 nem sempre teve a fama e a visibilidade que tem hoje. O fato que fez toda essa história parecer um filme policial e elevou a Mona Lisa ao status de uma verdadeira “Superstar” do mundo as artes, foi o seu “desaparecimento” em 1911, cuja história, relato abaixo.

Noticia do roubo foi destaque em jornais da época.

CONHEÇA A HISTÓRIA

Na noite do dia 21 de agosto de 1911, foi roubado do museu do Louvre o quadro Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, tornando-se o crime de arte mais famoso da história. O autor da façanha foi o imigrante italiano Vincenzo Peruggia, um ex-funcionário terceirizado do Louvre que passara a noite escondido no museu e após o roubo esperou a abertura das portas para os turistas e saiu normalmente com a obra escondida sob seu casaco.

Local onde a obra era exposta antes do roubo, sem qualquer aparato de segurança.

Depois do roubo, Vincenzo viveu normalmente em Paris com a obra escondida debaixo de sua cama por dois anos. O quadro havia sido fixado pelo próprio Vincenzo nas paredes da exibição, tempos atrás. Depois fugiu com a Mona Lisa para a Itália, segundo ele, com a intenção patriótica de devolvê-la para o povo italiano, pois ele acreditava que a obra havia sido roubada da Itália por Napoleão Bonaparte. Na verdade a obra foi adquirida pelo Rei Francisco I, diretamente das mãos de Leonardo Da Vinci, em 1519, antes da morte do pintor.

Conheça 10 curiosidades que você (provavelmente) não conhecia sobre Napoleão

O local, já sem a obra de Leonardo da Vinci: filas para ver a parede vazia.

Nesse meio tempo, mesmo sem todos os recursos de mídia que temos hoje, a notícia tomou o noticiário internacional e transformou a Mona Lisa em uma verdadeira celebridade. Antes disso, pouca gente a conhecia ou sabia de sua existência. A partir deste ocorrido, sua imagem passou a ser utilizada até mesmo em embalagens de chocolate e se tornou um ícone pop. Pessoas faziam filas no Louvre para ver o espaço vazio na parede onde ficava fixado o quadro de 53 X 77cm da Mona Lisa.

Visita ao Museu do Louvre – Vídeo Oficial

Muitos “suspeitos” foram interrogados, entre eles o escritor Guillaume Apollinaire (que chegou a ficar preso por seis dias para “investigações”) e o jovem Pablo Picasso, que não foi preso mas foi levado a depor e teve sua vida investigada. Claro, os dois artistas, assim como todos os outros “suspeitos” foram inocentados.

Picasso foi um dos investigados pelo roubo da Mona Lisa.

O RESGATE

Finalmente a obra foi recuperada em 12 de dezembro de 1913 em Florença quando o autor do roubo tentava repassar a obra para um negociante de arte italiano. O meliante foi julgado e condenado a um ano e 15 dias de prisão, porém através de um recurso (sim, já existia isso na época) acabou cumprindo apenas sete meses e nove dias de cárcere.

Conheça 10 obras imperdíveis em sua visita ao Louvre

Ficha criminal de Vincenzo no dia de sua prisão.

Por seu ato, Vincenzo acabou sendo considerado por boa parte dos seus compatriotas como herói da arte nacional.

O quadro retornou ao Louvre em 4 de janeiro de 1914 já com enormes filas e um grande esquema de segurança que foi sendo reforçado várias vezes até os dias atuais.

Vincenzo durante seu julgamento: condenação a um ano e 15 dias de prisão.

Este fato assim como Vincenzo, caíram no esquecimento por conta de outro fato importante que ocorreu ainda em 1914: o inicio da Primeira Guerra Mundial.

Em tempo: Vincenzo, ainda serviu o exército na 1° Guerra defendendo a Itália e voltou a viver na França após a guerra, na cidade de Annemasse, onde abriu uma loja de pintura e viveu tranquilamente até sua morte em 1925.

CINEMA

Essa história toda também foi retratada no cinema com o filme PICASSO E O ROUBO DA MONA LISA (2015). Confira o trailer no vídeo abaixo:

BONUS

Confira nosso álbum com mais de 100 imagens relacionadas ao roubo da Mona Lisa e também diversas releituras da obra de Leonardo Da Vinci. CLIQUE AQUI

Confira mais artigos como este em www.parissempreparis.com.br

GOSTOU DESTE POST? COMENTE E COMPARTILHE. ISSO NOS AJUDA A MELHORAR NOSSO TRABALHO PARA VOCÊ!

Para relatar um erro, envie uma mensagem para redacao@parissempreparis.com.br

Siga-nos em nossos outros canais:
Facebook ParisSempreParis
Instagram @ParisSempreParis
Twitter @Sempre_Paris
Pinterest ParisSempreParis
YouTube ParisSempreParis

As melhores opções de Voos para Paris, você encontra AQUI